«Existem curiosas afinidades entre o neo-realismo italiano de meados dos anos 40 e o filme negro norte-americano aparecido em força na mesma época do século XX. A começar desde logo por esta coincidência temporal: ambos surgem no início da década de 40 em países distantes um do outro, mas com grandes afinidades (a emigração italiana para os EUA existe desde sempre)», lê-se na sinopse assinada pelo cineasta.
Enquanto o neo-realismo tem como ponto de partida um filme como Obsessão, de Luchino Visconti (1943), com um argumento de Mario Alicata, Giuseppe De Santis, Gianni Puccini, Alberto Moravia, Antonio Pietrangeli, e do próprio Luchino Visconti, partindo de um dos romances mais conhecidos de um dos mestres de filme negro, James M. Cain, The Postman Always Rings Twice [O carteiro toca sempre duas vezes] (1934), o filme negro, prossegue Lauro António, «explode nos EUA, como, digamos, subgénero, em meados da década de 40, sendo que os anos de 1944 e 1945 são impressionantes como concentrado de obras de uma importância significativa».
O neo-realismo «surge ainda durante o período da guerra em terra europeia (e italiana) e vai aparecer nos EUA ao mesmo tempo, criando ambos os movimentos as suas grandes obras logo após a declaração de paz que pôs fim ao conflito, mas não às suas consequências sociais, culturais, políticas», realça.
«O Filme Negro, Um Realismo Social Norte-Americano», decorre de 15 de Setembro até 20 de Abril de 2022, sempre às quartas-feiras, pelas 19h. O valor de inscrição para o público em geral é de 20 euros, havendo condições especiais para os trabalhadores do município, bem como para os menores de 25 e maiores de 65 anos.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui