Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|fotografia

«O Brasil depois das sombras», para ver na Fundação Saramago

A exposição fotográfica «Chegou a primavera. O Brasil depois das sombras», de Francisco Proner, está patente desde ontem na Fundação José Saramago, em Lisboa. 

Créditos / Francisco Proner

«A 1 de Janeiro de 2018, o Brasil entrava num período de sombras com a tomada de posse de um Presidente da República que colocou em causa os alicerces democráticos do país, marcando a sua governação pelo atropelo constante dos direitos humanos, pela permanente marca racista, machista e xenófoba, pelo corte com todas as convenções internacionais, pelo retrocesso nas políticas sociais, pela utilização da justiça para fins políticos», lê-se na apresentação do trabalho. 

A mostra de Francisco Proner, fotógrafo brasileiro autor da icónica imagem de Lula da Silva a sair da sede do Sindicato dos Metalúrgicos para se entregar à Polícia Federal pode ser vista desde ontem na Casa dos Bicos. 

No dia 7 de Abril de 2018, Luiz Inácio Lula da Silva discursou diante de uma multidão e de dezenas de câmaras na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

«Lula estava prestes a viajar para Curitiba para começar a cumprir uma ordem de prisão injusta e arbitrária. Antes de se colocar à disposição da Polícia Federal, o actual presidente do Brasil dirigiu-se aos seus apoiantes e amigos afirmando que provaria a sua inocência», lê-se na sinopse da mostra.

«Uma das frases ditas naquele dia reverberou durante o período em que esteve injustamente detido: "Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais poderão deter a chegada da Primavera". Após discursar, Lula foi cercado por uma multidão que o queria abraçar, tocar e manifestar apoio», prossegue o texto.

O fotógrafo Francisco Proner retratou esse instante, captando uma imagem que percorreria o mundo. Mais de 500 dias depois, no mesmo local, Francisco Proner capta a recepção a Lula. «A mesma massa humana esperava-o, demonstrando nesse instante o poder da resistência quando a luta é justa», prossegue o texto da exposição, que integra estas duas fotografias, a que se juntam outras fotografias que documentam a campanha eleitoral para a eleição de Novembro de 2022, que trouxe Lula de novo à Presidência do Brasil. «Hoje, afirmamos que chegou a Primavera, trazendo consigo a liberdade e a democracia, um futuro decidido pelo povo brasileiro», lê-se na apresentação da mostra, patente na Fundação José Saramago, de segunda a sábado. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui