|25 de Abril

Música, ilustração e murais para celebrar Abril

Com curadoria de Luís Varatojo, o Museu do Aljube e o festival «Abril na Rua» (Egeac) propõem um programa de actividades (artísticas) para comemorar o 48.º aniversário do 25 de Abril.

Composição gráfica a partir de fotografia de Carlos Gil (Lisboa, 25 de Abril de 1974) 
Composição gráfica a partir de fotografia de Carlos Gil (Lisboa, 25 de Abril de 1974) Créditos / Museu do Aljube

A iniciativa «A Liberdade passa por aqui!» desenrola-se dias 23 e 24 de Abril, a partir das 16h, no quarto andar da antiga prisão, em Lisboa, onde em tempos se torturavam presos políticos e que é agora um espaço de convívio e liberdade, informa o museu no seu portal.

Há uma pista de dança com música de intervenção seleccionada por quatro músicos, que serão acompanhados por ilustração digital ao vivo e três murais – escrita, desenho e colagem –, nos quais o público é convidado a deixar o seu contributo em forma de arte.

«Novas palavras, novas imagens, novas ideias, o que foi e o que é a revolução 48 anos depois», explica a nota de apresentação.

O programa «A Liberdade passa por aqui!» conta com a participação dos DJ Luís Varatojo e DIDI, dia 23, e Surma e Tó Trips, no dia seguinte.

A ilustração digital ao vivo estará a cargo de Cristina Viana, enquanto os murais terão um responsável para cada área: Hugo Gonçalves (escrita), Nuno Saraiva (desenho) e Inês Vieira da Silva (colagem).

A entrada é livre, estando sujeita à lotação da sala. Em museudoaljube.pt, é possível saber mais sobre o evento e os responsáveis.

Tópico