A Festa do Avante! contará com a apresentação do espectáculo «Agir-Cantando Abril», visando homenagear «os poetas e os músicos de intervenção» e que terá a actuação de Agir, Carolina Deslandes, Lura, Milhanas e Paulo de Carvalho, o cantor de «E Depois do Adeus», que serviu de senha para o Movimento das Forças Armadas que derrubou a ditadura, em 1974.
Em comunicado, a organização da Festa do Avante! refere que o concerto de abertura, na sexta-feira ao final do dia, está a cargo da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida por Vasco Pearce de Azevedo, e o Coro Lisboa Cantat, dirigido por Jorge Alves.
O repertório contará com composições feitas antes e depois do 25 de Abril, «relacionadas com a resistência político-cultural ao fascismo português e com o usufruto criativo que a liberdade democrática depois suscitou», destaca o gabinete da Festa comunista.
Na Quinta da Atalaia actuarão também artistas e grupos com um repertório rico «em canções de carácter político-social ou mesmo de intervenção» como os portugueses A Garota Não, Bateu Matou, Boémia, Luta Livre ou a italiana Loredana Savino, que apresenta o álbum «Disco Comunista».
Tim regressa à Festa do Avante! para um concerto com alguns dos seus temas mais conhecidos, enquanto Jorge Palma e Rui Reininho vão apresentar o último disco de Palma, «Vida». Também Rodrigo Leão irá dar um espectáculo para dois pianos, «sendo que a pianista interlocutora é a sua filha, Rosa».
Os djs portugueses Ecstasya e Photonz, o angolano DJ Satélite e a sino-canadiana Ciel serão protagonistas da programação da «Rave Avante!», um espectáculo de música de dança «engajada na defesa dos direitos humanos e da liberdade».
Como representantes dos projectos e artistas emergentes no País, o cartaz conta com nomes como o de Mimicat, a representante portuguesa na edição de 2023 do Festival Eurovisão da Canção, ou o de Nenny, a multipremiada rapper de 20 anos da Vialonga que é autora de êxitos como «Sushi» ou «Bússola».
O cartaz conta com mais nomes internacionais como o dos brasileiros do Ratos do Porão e Francisco El Hombre, os são-tomenses África Negra, os moçambicanos Banda Kanana, os americanos Chris Luquette East Coast Bluegrass Band e os afegãos Not Forbidden.
O fado marcará presença pelas vozes de Mísia e Ricardo Ribeiro e em nome das «novas tendências da música popular portuguesa» subirão ao palco o grupo Criatura acompanhado do Coro dos Anjos.
No jazz, o Hot Club de Portugal celebra os seus 75 anos na Festa do Avante!, através da sua Orquestra e da convidada Selma Uamusse, com uma peça que aborda uma história de libertação humana, neste caso a dos afro-americanos: Black, Brown and Beige, composta por Duke Ellington.
Para entusiasmar os mais pequenos e respectivas famílias, na Atalaia estarão também Os Traquinas, grupo musical que já animou écrans e palcos por esse País fora.
A Festa do Avante! 2023 está agendada para os dias 1,2 e 3 de Setembro na Quinta da Atalaia, na Amora, Seixal, sob o já habitual slogan «Não há festa como esta!».