|cinema

Filmes portugueses no festival basco Zinebi

Listen e A Metamorfose dos Pássaros integram o grupo de sete filmes portugueses que foram seleccionados para o Zinebi – Festival Internacional de Documentário e Curta-Metragem de Bilbau, em Novembro.

A metamorfose dos pássaros
A metamorfose dos pássarosCréditos

Na secção oficial do Zinebi, de acordo com a programação anunciada ontem, estão quatro curtas-metragens portuguesas: Elo, de Alexandra Ramires, Meine Liebe, de Clara Jost, Nha Mila, de Denise Fernandes, e Ruby, de Mariana Galvão.

Para o programa dedicado a primeiras obras foram seleccionados Listen, de Ana Rocha de Sousa, premiado em Veneza e que chega hoje aos cinemas portugueses, e A nossa terra, o nosso altar, de André Guiomar e que acompanha o quotidiano do Bairro do Aleixo, no Porto.

A Metamorfose dos Pássaros, primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos, híbrida entre a ficção e o documentário, a partir de uma história biográfica familiar, passará na secção de documentários. Recorde-se que o trabalho esteve em competição no Festival de Cinema de San Sebastián, também no País Basco, no passado mês de Setembro, tendo recebido o prémio Zabaltegi – Tabakalera.

A 62.ª edição do Zinebi, que atribuirá vários prémios monetários, decorrerá de 13 a 20 de Novembro.


Com agência Lusa

Tópico