|cinema

Filmes de Laura Carreira e Ana Rocha de Sousa integram festival de Veneza

Os filmes Listen, de Ana Rocha de Sousa, e The Shift, de Laura Carreira, integram em Setembro a selecção oficial do 77.º Festival de Cinema de Veneza, em Itália.

The Shift, Laura Carreira
The Shift, Laura Carreira Créditos

Este ano, o festival italiano é apresentado como o primeiro a decorrer nos moldes tradicionais desde o começo do surto epidémico de Covid-19, depois de meses de paralisação da actividade cinematográfica, que levou muitos festivais a uma mudança de planos, com adiamentos, cancelamentos e exibições online.

Tanto Listen como The Shift integram a secção competitiva «Horizontes», uma das três secções oficiais de Veneza e mais focada em novos talentos e primeiras obras.

Listen, uma co-produção luso-britânica, é a primeira longa-metragem da actriz e realizadora Ana Rocha de Sousa e é protagonizada por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles, tratando-se de um drama sobre um casal português emigrado em Londres a quem os serviços sociais retiram os filhos.

Ana Rocha de Sousa, que entrou em várias séries de ficção televisiva e estudou cinema em Londres, assinou ainda várias curtas-metragens, entre as quais Jantamos cedo (2009) e Minha alma and you (2013).

A curta-metragem de ficção The Shift é apenas o segundo filme de Laura Carreira, depois de Red hill (2018), e retrata a «dependência crónica do trabalho e a insegurança sentida por tantos». «É uma realidade que o cinema deve representar e quero que meus filmes contribuam para isso», afirma a realizadora na nota de intenções.

Laura Carreira formou-se em Cinema na Universidade de Edimburgo, na Escócia, onde vive actualmente, e, segundo a agência e distribuidora Portugal Film, está a trabalhar na escrita da primeira longa-metragem.

A 77.ª edição do festival decorrerá de 2 a 12 de Setembro e abre com Lacci, do italiano Daniele Luchetti, fora de competição pelo Leão de Ouro.


Com agência Lusa

Tópico