Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|cinema

Filme «A Fábrica de Nada» premiado no Festival de Cinema de Turim

O filme A Fábrica de Nada, de Pedro Pinho, recebeu hoje, no Festival de Cinema de Turim, em Itália, o prémio especial do júri, designado Prémio Fundação Sandretto Re Rebaudengo, o segundo mais importante do palmarés.

Fotograma do filme «A Fábrica de Nada», de Pedro Pinho, premiado esta sábado em Cannes
Fotograma do filme «A Fábrica de Nada», de Pedro Pinho, premiado esta sábado em CannesCréditosPedro Pinho / Terratreme

O filme de Pedro Pinho foi igualmente distinguido com uma Menção Honrosa na competicão paralela ao festival, julgada por alunos de escolas superiores de cinema («Prémios Colaterais»), por ter demonstrado que a chamada sétima arte «pode ser um instrumento activo na mudança» social.

A Fábrica de Nada estreou-se em Maio, no Festival de Cannes, onde venceu o prémio da crítica, a que se seguiu o prémio CineVision, em junho, em Munique, para melhor novo filme.

Foi igualmente distinguido nos festivais Duhok, no Iraque, e Miskolc, na Hungria, e seleccionado para os festivais de Londres, Toronto e Jerusalém.

Portugal tinha cinco filmes seleccionados para o Festival de Cinema de Turim, que teve início a 24 de Novembro.

Em competição estavam A Fábrica de Nada, de Pedro Pinho, e Spell Reel, de Filipa César.

Na secção «Viagem» foram incluídos dois filmes do realizador francês F. J. Ossang, co-produzidos por Portugal – a curta-metragem Silêncio (2007) e a longa-metragem Nove Dedos (2017) –, assim como Margem Sul, média-metragem de José Álvaro Morais (1943-2004), feita em 1994.

Colo, de Teresa Villaverde, e Verão Danado, primeira obra de Pedro Cabeleira, foram exibidos na secção «Onde», sobre filmes em diálogo com a arte contemporânea.


Com Agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui