|cinema

Filme de Marco Martins incluído na competição oficial do Festival de San Sebastián

O mais recente filme do realizador português, Great Yarmouth - Provisional Figures, explora a situação de pobreza endémica em que vivem centenas de emigrantes portugueses numa vila costeira no Reino Unido.

Beatriz Batarda é a protagonista do filme <em>Great Yarmouth - Provisional Figures</em>, o mais recente filme do realizador português Marco Martins.
Beatriz Batarda é a protagonista do filme Great Yarmouth - Provisional Figures, o mais recente filme do realizador português Marco Martins.CréditosMarco Martins / Uma Pedro no Sapato

Uma reflexão sobre o impacto das sucessivas crises económicas e da liberalização selvagem do mundo do trabalho por elas provocadas, Great Yarmouth - Provisional Figures representa, na obra de Marco Martins, um díptico, irmanado com São Jorge (2016), que explorava a situação de um desempregado em Portugal, no auge da austeridade.

A acção do filme desenrola-se em 2019, três meses antes do Brexit. A protagonista Tânia, interpretada por Beatriz Batarda, ajuda, com o seu marido inglês Richard, interpretado por Kris Hitchens (protagonista de Sorry We Missed You de Ken Loach) as fábricas locais a recrutar trabalhadores portugueses e a instalá-los nos decadentes hotéis da Golden Mile (a marginal de Great Yarmouth).

Outrora um concorrido destino de férias de eleição para a classe trabalhadora britânica, Great Yarmouth é, nos dias de hoje, um pólo de pobreza endémica, com uma das mais altas taxas de desemprego do Reino Unido. Desde 2009, a emigração portuguesa tem-se instalado nesta cidade, para trabalhar nas grandes fábricas de transformação alimentar da zona.

O filme, um empreedimento que durou cinco anos, iniciado com a peça de teatro Provisional Figures, que estreou no Festival de Norwich em 2018, conta com a participação de muitos trabalhadores portugueses e habitantes de Great Yarmouth, que trabalham com Marco Martins há alguns anos, para além dos actores Nuno Lopes, Rita Cabaço e Romeu Runa.

Great Yarmouth - Provisional Figures, com guião de Marco Martins e Ricardo Adolfo, produção de Uma Pedra no Sapato e o apoio financeiro de Portugal, França e Inglaterra, foi agora seleccionado para integrar a Competição Oficial da 70.ª edição Festival de San Sebastián, a realizar entre os dias 16 e 24 de Setembro.

A estreia oficial do filme terá lugar neste festival, em Espanha, naquele que é um dos mais prestigiados eventos cinematográficos do mundo.

Tópico