Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Festa do «Avante!»

Concerto sinfónico «Música na Palavra de Saramago» abre a Festa do «Avante!»

Música de autores citados em vários livros da obra de José Saramago e música original inspirada na obra do Prémio Nobel foi o critério seguido para elaborar o programa deste concerto sinfónico.

O concerto sinfónico de abertura da Festa do Avante! é já um ex-libris do maior festival político-cultural em Portugal.
O concerto sinfónico de abertura da Festa do Avante! é já um ex-libris do maior festival político-cultural em Portugal. CréditosPedro Soares

A edição deste ano da Festa do «Avante!», que se realiza no primeiro fim-de-semana de Setembro, associa-se à celebração do centenário de José Saramago através da apresentação no Palco 25 de Abril, na sexta-feira 2 de Setembro, do concerto sinfónico «Música na Palavra de Saramago». 

Obras de Scarlatti, Beethoven, J. S. Bach, Elgar, Mozart e António Pinho Vargas farão o roteiro pela obra do escritor, militante comunista e Nobel da Literatura, cujo centenário do nascimento se assinala neste ano.

Em palco estará a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo, com os solistas Mafalda Nejmeddine (cravo), Marco Pereira (violoncelo), Alexandra Bernardo (soprano) e Armando Possante (barítono).

A obra de Saramago inspirou vários compositores, tanto na música popular como na chamada música erudita. Por exemplo, neste concerto sinfónico, a peça «Memorial», que encerra o programa, foi criada por António Pinho Vargas, cuja composição é dedicada aos romances Ensaio Sobre a Cegueira, As Intermitências da Morte e Ensaio Sobre a Lucidez.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui