|Moita

Companhia de Évora dança «Ensaio sobre a Cegueira»

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora leva ao Fórum Cultural da Baixa da Banheira (Moita), este sábado, o espectáculo inspirado na obra de Saramago, Ensaio sobre a Cegueira.

Créditos / DGArtes

Com criação de Nélia Pinheiro, Ensaio sobre a Cegueira resulta do culminar de um percurso de experimentação coreográfica em torno do comportamento do corpo humano perante situações de crise, violência e isolamento.

«Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza temática e comportamental dos bailarinos», descreve a Companhia de Dança Contemporânea de Évora.

Em cena, salienta, a natureza humana é exposta de forma crua, sem emoção, para suscitar activação do espectador.

Com um formato próximo da instalação artística, coreográfica, a criação, que se estreou em Setembro na capital, apresenta uma linguagem experimental, tanto ao nível visual, como ao nível do posicionamento do corpo no movimento e na cena.

Os elementos chave da obra do Nobel português, José Saramago, «surgem como indutores da linguagem dramatúrgica, que desenvolve uma metáfora acerca do comportamento humano individual e colectivo, um discurso contemporâneo sobre a condição humana», descreve a companhia.

Amanhã, a obra sobe ao palco do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, pelas 21h.

Tópico