|cinema

Cinema latino-americano em destaque no Festival de Moscovo

Tres Hermanos, do argentino Francisco Paparella, foi galardoado com o grande prémio num certame em que o mexicano Tonatiuh García foi o melhor realizador e o boliviano Fernando Arze o melhor actor.

Imagem de «Tres Hermanos» 
Créditos / otroscines.com

A co-produção argentino-chilena Tres Hermanos, realizada por Francisco Paparella, foi a grande vencedora da 45.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Moscovo, tendo recebido a estatueta do São Jorge de Ouro para a melhor longa-metragem.

«É um filme com uma história muito forte, uma grande interpretação, desenho visual e todos os elementos que compõem um filme emocionante e penetrante», disse o presidente do júri do festival, o actor, realizador e produtor indiano Rahul Rawail.

De acordo com a sinopse, a obra narra a história de três irmãos caçadores que regressam a casa, na Patagónia. Os papéis principais foram interpretados por Andy Gorostiaga, Emanu Elish e Ulises Yanzón.

Outro filme latino-americano que se impôs no festival – que decorreu entre 20 e 27 de Abril na capital russa – foi o mexicano Luna Negra, de Tonatiuh García, galardoado com o Prémio do Público e com o de melhor realização, refere o portal Brasil247.

O boliviano Fernando Arze viu premiado seu trabalho de actor em Los de Abajo, uma co-produção de Uruguai, Colômbia, Argentina, Brasil, Bolívia, realizada pelo também boliviano Alejandro Quiroga.

Num certame que acolheu 200 obras de mais de 60 países, Kaho Seto ganhou o prémio de melhor actriz pela interpretação em Drifting Flowers, Flowing Days, do japonês Yutaka Tsunemachi.

Everything, do chinês Lu Helai, foi o vencedor da competição de curtas-metragens, enquanto a co-produção búlgaro-canadiana Phi 1.618, do realizador Theodore Ushev, recebeu o Prémio Especial do Júri.

O Festival Internacional de Cinema de Moscovo é um dos mais antigos do mundo, tendo a sua primeira edição sido realizada em 1935, com Sergei Eisenstein como presidente do júri. Actualmente, a presidência do certame cabe ao realizador russo Nikita Mikhalkov.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui