Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Setúbal

Chileno «Mono» González vai estar em Setúbal para falar de muralismo e de memória

O artista Alejandro «Mono» González, considerado o mais antigo muralista em actividade, dá uma conferência sobre muralismo e memória na terça-feira, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal.

Créditos / CMS

No encontro, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, levadas a cabo pelo Município de Setúbal, o artista chileno de 76 anos abordará a importância do muralismo para a memória dos povos.

Reconhecido mundialmente pelos seus murais de temática social e com trabalhos em países como Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China e Itália, «Mono» González teve como inspiradores artistas como Diego Rivera e David Alfaro Siqueiros e foi um dos criadores da Brigada Ramona Parra, estrutura de intervenção artística de rua com papel muito activo na campanha popular responsável pela eleição de Salvador Allende como presidente do Chile.

A conferência de «Mono» González, licenciado em Desenho Teatral pela Universidade do Chile, realiza-se um dia depois de se assinalarem 53 anos sobre a vitória eleitoral conseguida por Salvador Allende em 4 de Setembro de 1970 e poucos dias antes de passarem 50 anos sobre o golpe de estado liderado por Augusto Pinochet.

A subida de Pinochet ao poder, em 11 de Setembro de 1973, e a consequente instauração da ditadura militar que durou até 1990, obrigaram «Mono» González a entrar na clandestinidade e a trabalhar, sob nomes falsos, em carpintaria, teatro e cinema, para poder sustentar a família.

Integrado no programa das comemorações em Setúbal dos 50 anos do 25 de Abril «Venham mais Vinte e Cincos», o projecto contempla um total de cinco conferências, a execução de cinco murais por artistas plásticos de diferentes gerações, a organização de duas exposições de fotografia, o lançamento de um álbum de histórias e imagens do muralismo em Setúbal e um documentário sobre o processo criativo de todo o projecto.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui