Almada acolhe a terceira festa da criação artística

A terceira edição do «Arte em Festa» começou este sábado na Casa da Cerca, em Almada. Exposições, ateliês e uma galeria de rua são algumas das iniciativas para assistir até 28 de Maio. 

A Imargem - Associação de Artistas Plásticos de Almada foi fundada em 1982
A Imargem - Associação de Artistas Plásticos de Almada foi fundada em 1982Créditos / Imargem

O evento organizado pela IMARGEM – Associação dos Artistas Plásticos do Concelho de Almada, conta com o apoio do município e a colaboração de artistas, associações e projectos de artes plásticas do concelho.

Com um programa pleno de actividades artísticas, a terceira edição do «Arte em Festa» vai passar pela galeria de arte da Imargem, na Oficina Divagar, na SCALA e no Fórum Romeu Correia, entre outros espaços públicos da cidade.

Exposições, ateliês, performance, um filme e uma galeria de rua são algumas das iniciativas do «Arte em Festa». Do programa constam ainda os encontros ou palestras sobre o «Sistema da Arte», com o objectivo de reflectir sobre os vários intervenientes que, de uma forma ou de outra, contribuem e são imprescindíveis para o actual sistema de arte. «É sobre eles e a sua relação com o mundo da arte que vamos tentar reflectir nestas duas semanas do "Arte em Festa"», revela a associação.

Hoje, 15, a partir das 21h30, a sede da Imargem (Rua Torcato José Clavine, n.º19, no Pragal) recebe o encontro sobre «A representação da educação artística na oferta das programações culturais municipais», com Ana Paula Zeverino. 

O «Arte em Festa» conta com a colaboração da Associação Amigos Cidade de Almada (AACA), da Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada (SCALA), da Oficina Divagar – Associação Cultural, Recreativa e Artística, e da VICARTE – Arte e Ciência do Vidro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.