|artes plásticas

A arte vai estar em festa em Almada

A edição de 2018 do «Arte em Festa», evento organizado pela Imargem – Associação de Artistas Plásticos do concelho de Almada, é dedicada à criação artística e arranca esta sexta-feira. 

Exposição internacional Vicarte, na Imargem
Exposição internacional Vicarte, na ImargemCréditos / Imargem

A abertura acontece logo à noite, pelas 21h30, na Imargem, em Almada, com a palestra de Fernando Quintas, «De membrana protectora a diáfana pele: vidro e vitral». Dedicada às reais potencialidades do vitral contemporâneo, a sessão parte da perda de importância e visibilidade do vitral, tanto em Portugal como no estrangeiro, sendo gradualmente substituído por outras formas de arte. 

Até 19 de Junho realizam-se outras palestras, colóquios ou conferências com variados artistas. Louro Artur, Carlos Ribeiro, Luís Miranda, Margarida Alves, Fernanda Guerreiro, Luís Correia de Sousa e Pedro Soares são alguns dos convidados, a que se juntam João Pedro Cochofel, da Cooperativa Diferença, e Mário Rainha, do Serviço Educativo da Casa da Cerca, em Almada. 

Além dos ateliês de desenho de modelo, de xilogravura ou de linogravura, o programa integra ainda exposições, como a «Exposição Internacional Vicarte: Investigating Art Making», com obras realizadas no mestrado da unidade de investigação para as artes do vidro e cerâmica Vicarte, na Imargem; «Frutos da Arte e do Fogo», patente no Solar dos Zagallos, na Sobreda; ou a exposição colectiva Pluralidade, na Oficina de Cultura, em Almada, com artistas da Imagem e da Associação de Gravura da Amadora (AGA).

No «Arte em Festa», cuja primeira edição teve lugar em 2015, colaboram e participam outras associações de arte e cultura do concelho, como a Associação Amigos Cidade de Almada (AACA), Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada (SCALA) e a Unidade de Investigação Vicarte – Vidro e Cerâmica para as Artes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Tópico