Morreu Mohamed Abdelaziz, presidente saarauí

O presidente da República Árabe Saarauí Democrática (RASD) e secretário-geral da Frente Polisário faleceu ontem, 31 de Maio, com 68 anos.

http://www.abrilabril.pt/sites/default/files/styles/jumbo1200x630/public/assets/img/saara_ocidental-mohamed_abdelaziz.jpg?itok=bNEqvnSc
O saarauí Mohamed Abdelaziz faleceu com 68 anos
O saarauí Mohamed Abdelaziz faleceu com 68 anosCréditos

A morte do líder saarauí, na sequência de uma doença prolongada, foi divulgada pela RASD TV, canal de televisão do movimento que luta pela libertação do Saara Ocidental, antiga colónia espanhola ocupada pelo Reino de Marrocos.

O mesmo órgão de comunicação informou que a Frente Polisário decretou 40 dias de luto, período durante o qual a presidência da RASD será assumida por Kathri Addouh, do Conselho Nacional. O sucessor de Abdelaziz será eleito num congresso extraordinário a realizar após esse período.

Mohamed Abdelaziz nasceu na cidade marroquina de Marrakech, em 1947. Participou na fundação da Frente Polisário, em 1973, e foi eleito seu secretário-geral em 1976, após a morte, em combate, de El-Ouali Mustapha Sayed. Em Outubro do mesmo ano, viria a ser eleito presidente da RASD.

A RASD integra a União Africana, tendo sido reconhecida por mais de 80 países, na sua maioria africanos e latino-americanos.

0 Comentários

no artigo "Morreu Mohamed Abdelaziz, presidente saarauí