Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Palestina

Forças israelitas intensificam ataques a campos de refugiados em Gaza

Vários pontos do enclave costeiro foram alvo de ataques israelitas nas últimas 24 horas. Em Khan Younis, prosseguem os trabalhos de exumação dos restos encontrados em valas comuns no Hospital Nasser.

Até ao momento, as equipas de protecção civil recuperaram 210 corpos de duas valas comuns no Hospital Nasser, em Khan Younis 
Até ao momento, as equipas de protecção civil recuperaram 210 corpos de duas valas comuns no Hospital Nasser, em Khan Younis Créditos / @HoyPalestina

Um número indeterminado de palestinianos foi morto na madrugada desta segunda-feira, na sequência de bombardeamentos israelitas a vários pontos da Faixa de Gaza, sobretudo no Centro e no Sul, refere a Wafa.

A agência dá conta de diversos ataques aos campos de refugiados de al-Maghazi, Bureij e Nuseirat, bem como às imediações das localidades de Khan Younis e Deir al-Balah, e a vários bairros da Cidade de Gaza.

Entretanto, em Rafah, no extremo Sul do território, onde se estima que se encontrem refugiados cerca de 1,5 milhões de palestinianos, é denunciada a presença de drones de reconhecimento israelitas, como prenúncio de uma eventual invasão em grande escala, há muito «iminente».

Nas últimas 24 horas, ataques israelitas a zonas residenciais de Rafah provocaram pelo menos 26 mortos, incluindo 16 crianças, revela a agência estatal.

Vala comum em Khan Younis é «prova do genocídio e dos crimes de guerra mais impensáveis»

As equipas de protecção civil continuam a exumar restos mortais de uma enorme vala comum no Hospital Nasser, em Khan Younis. Até ao momento, foram recuperados 210 corpos, disseram trabalhadores à Al Jazeera.

Umm Mohammed al-Harazeen foi uma das residentes que se aproximaram do hospital, no seu caso, com esperança de saber algo seu marido, desaparecido desde que as forças israelitas entraram em Khan Younis. «Temos andado à procura dele, mas sem êxito», disse à cadeia.

A propósito da descoberta da vala comum, a organização US Campaign for Palestinian Rights, que luta pelo fim do genocídio em Gaza e por um cessar-fogo imediato, afirmou que se trata da «prova evidente do genocídio e dos crimes de guerra mais impensáveis».

O organismo de defesa dos direitos dos palestinianos sublinhou ainda como estas notícias vêm a público na mesma altura em que o Congresso norte-americano aprovou um novo pacote de ajuda militar a Israel, quando o Estado ocupante «ameaça invadir Rafah numa operação de grande escala para massacrar os palestinianos».

Prossegue a ofensiva de tropas e colonos israelitas na Cisjordânia

Depois da operação em grande escala, na sexta-feira e no sábado, contra o campo de refugiados de Nour Shams, em Tulkarem, durante a qual as forças israelitas mataram pelo menos 14 palestinianos e prenderam dezenas, há registo de diversos ataques noutros pontos da Cisjordânia ocupada.

Segundo refere a Wafa, esta madrugada as forças de ocupação invadiram o campo de refugiados de Balata, em Nablus. Também entraram no campo de Shuafat, em Jerusalém Oriental, e atacaram as localidades de Beit Ummar e al-Khalil (Hebron).

Há ainda registo de ataques levados a cabo por colonos contra as aldeias de Far'ata, nas imediações de Qalqilya, e Burqa, perto de Ramallah, num contexto de violência crescente contra a população palestiniana na Margem Ocidental ocupada.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui