Opinião

A Grande Depressão, uma epidemia capitalista

Conceber a ciência como um campo socialmente asséptico, historicamente neutro e a cheirar a desinfectante não é só um erro epistemológico: é a negação do próprio método científico. Ou seja, a história do pensamento científico só pode ser entendida no campo de batalha da luta de classes.

Por António Santos

É o dia da juventude!

Nunca é demais lembrar este papel da juventude, com o seu dinamismo e espírito inconformado, mas, principalmente nos dias de hoje, é preciso lembrar que a juventude continua a resistir e a lutar.

Editorial

SNS – O ataque continua

A verdadeira História da evolução dos cuidados de saúde em Portugal no último meio século está ainda por fazer, e tem aspectos particulares que colocam o nosso país como um caso particular na Europa.

Por Jorge Seabra
Jorge Seabra

O mito da «Europa»

Na Europa contemporânea, o ideal pan‑europeu afirma‑se entre as duas guerras mundiais do século XX, período durante o qual surgiram propostas várias no sentido da organização de cartéis e da celebração de acordos com vista a uma gestão conjunta dos sectores do carvão e do aço.

Por Avelãs Nunes
Avelãs Nunes

Riscos e segurança

A propósito da Conferência de Setúbal é relevante sublinhar o excelente trabalho que a autarquia sadina tem desenvolvido no domínio da Proteção Civil.

Por Duarte Caldeira
Duarte Caldeira

Celebrar a abdicação da democracia?

Para lá das rematadas ilusões sobre a sua eventual reforma progressista, a UE emerge como a mais completa materialização do projecto neoliberal à escala de um continente: reduzir tanto quanto possível o impacto da democracia política na economia capitalista

Por João Rodrigues
João Rodrigues

Pós-laboral #9

Um Novo Modelo de Apoio às Artes que vos comunico em desafio. Um filme sobre negros oprimidos (e assassinados) em pleno século XX e um outro sobre um deles que conseguiu fugir a essa opressão e tornar-se ídolo para a eternidade.

Por André Albuquerque
André Albuquerque

A reserva de soberania e o futuro de Portugal

A União Europeia não é um mero prosseguimento da CEE sob outro nome. A União é algo de novo, e o seu estabelecimento, em 1992, com a ratificação do tratado de Maastricht, representou um corte em relação ao que tinha sido até aí a evolução da integração europeia ocidental pós-II Guerra Mundial.

Por João Ferreira do Amaral
João Ferreira do Amaral

Omran, Hawraa e os media do regime

O terrorismo assume formas mais suaves quando assim convém: sejam os «rebeldes» no «coração de Damasco», os mujahedin no Afeganistão, os islamitas que foram para Bósnia ou os combatentes da Al-Qaeda que, tão prestáveis, ajudaram a derrubar Muammar Khadafi.

Editorial