Opinião

Não enterrar a cabeça na areia

Segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em 2016 os corpos de bombeiros intervieram em mais de 1 milhão e 200 mil ações de socorro às populações do território do Continente.

Por Duarte Caldeira
Duarte Caldeira

Pós-laboral #8

E como vai ser quando os robôs falarem? 

Por André Albuquerque
André Albuquerque

O Governo e o direito de contratação colectiva

Decorrido um pouco mais de um ano de Governo PS, no quadro de uma fase nova da vida política nacional, faz sentido olhar para a contratação colectiva, uma matéria-chave numa das áreas mais sensíveis – o trabalho.

Por Fernando Marques
Fernando Marques

Breve lembrança de Caracas a Saigão – honra aos heróis!

No dia 21, morreu Argenis Martínez, um dos heróis da «Operação Van Troi», que, em 1964, pôs os «gringos» em sentido e elevou ao patamar mais alto o sentido da expressão «solidariedade internacionalista». A República Socialista do Vietname jamais os esqueceu.

Editorial

O rosto repelente da verdade

O óbito da solução de dois Estados não foi declarado só agora. A resolução da ONU estabelecendo a partilha da Palestina foi logo sabotada pelo recém-nascido Estado de Israel, quando iniciou a limpeza étnica das populações árabes.

Por José Goulão
José Goulão

Olha o robô!

A previsível perda de cinco milhões de empregos nos próximos cinco anos, nas principais economias mundiais, com origem na «quarta revolução», evidencia a tentativa de escape do sistema capitalista.

Editorial

O estranho caso do gás de garrafa

A comunicação social, a partir de denúncia da DECO, acordou ontem, mais uma vez, para o escândalo do preço do gás de botija, do gás de petróleo liquefeito, GPL, (propano ou butano), vendido pelas principais petrolíferas, GALP, REPSOL e BP.

Por Agostinho Lopes
Agostinho Lopes

As explicações necessárias

Enquanto a direita se aproveita dos inquéritos parlamentares para atacar a Caixa, não será mais importante apurar o que se passou com os 10 mil milhões de euros que PSD e CDS-PP deixaram fugir para offshore?

Editorial

Sobre a democracia dos cliques (2)

Na sequência do artigo de há 15 dias, «Sobre a democracia dos cliques», dois dos principais promotores do projecto «Fórum dos Cidadãos», Paulo Almeida, investigador no Instituto Gulbenkian da Ciência, e Manuel Arriaga, professor convidado na Universidade de Nova Iorque, enviaram-nos um conjunto de esclarecimentos respondendo às perguntas nele formuladas.

Por Alfredo Maia
Alfredo Maia