Mensagem de erro

|Brexit

Plano secreto conhecido hoje

Berlim quer União Europeia menos democrática

O Governo alemão preparou documento estratégico de resposta ao Brexit que prevê controlo mais apertado sobre política orçamental em cada país.

O ministro das Finanças alemão continua a fazer orelhas moucas às críticas a uma União Europeia construída de costas voltadas perante os interesses dos povos europeus
O ministro das Finanças alemão continua a fazer orelhas moucas às críticas a uma União Europeia construída de costas voltadas perante os interesses dos povos europeusCréditos

O jornal alemão Handelsblatt publica esta quarta-feira o documento preparado em segredo por Wolfgang Schäuble, ministro das finanças alemão, que contém a estratégia à saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Numa antecipação do documento, o diário económico germânico revela que o plano passa pela criação de uma entidade independente, separada da Comissão Europeia, que faça a análise dos orçamentos dos Países-membro da UE. O documento com o título «Iniciativas após o referendo do Reino Unido» prevê que essa entidade tenha poder de veto sobre os orçamentos dos países em incumprimento com as regras europeias.

Actualmente é a Comissão Europeia (CE) que faz essa análise no âmbito do «Semestre Europeu», tendo já forçado alterações ao Orçamento do Estado português para 2016. Esta ingerência sobre a soberania tem sido criticada em largos sectores de vários países europeus, nomeadamente por dar o poder de interferir nas decisões das autoridades nacionais a uma instituição que não é eleita – o presidente da CE é nomeado pelos chefes de Estado e de Governo e cada comissário é indicado pelo Governo do seu país.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui