Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Brexit

Resolução aprovada

Parlamento Europeu pede rapidez na aplicação do mecanismo de saída da União Europeia

O Parlamento Europeu aprovou uma resolução onde se pede uma saída rápida do Reino Unido e o reforço de um «núcleo duro» no seio da União

Aprovada proposta de principais grupos políticos no Parlamento Europeu
Aprovada proposta de principais grupos políticos no Parlamento EuropeuCréditos

A resolução conjunta apresentada no Parlamento Europeu pelos grupos PPE (integrado por PSD e CDS), S&D (integrado pelo PS) e ALDE foi aprovada esta manhã.

No texto é pedida a «aplicação rápida e coerente do processo de retirada» do Reino Unido da União Europeia (UE), na sequência do referendo da última quinta-feira, em que os britânicos votaram pelo Brexit. A resolução pressiona o primeiro-ministro do Reino Unido a comunicar de imediato a vontade expressa no referendo, de forma a aplicar rapidamente o artigo 50.º do Tratado da União Europeia (que estabelece o mecanismo de saída de um Estado-membro). David Cameron já anunciou não ter intenções de conduzir esse processo, remetendo-o para um futuro chefe do executivo britânico.

O Parlamento Europeu «convida o Conselho Europeu a designar a Comissão» como negociador do processo com o governo britânico. Apesar de referir como objectivo «tornar a UE mais democrática», aponta como caminho «reforçar o núcleo duro da União» – o reforço do directório europeu.

Os deputados portugueses no Parlamento Europeu do PS, PSD, CDS e MPT votaram a favor da resolução, Marinho e Pinto absteve-se, enquanto PCP e BE votaram contra.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui