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Trabalhadores não-docentes do agrupamento de escolas Alfredo da Silva em greve

Os trabalhadores não-docentes do agrupamento estão em greve parcial pela valorização da Escola Pública. Em causa está o facto de serem obrigados a dar Actividades de Enriquecimento Curricular, mas sem formação para tal. 

Entre hoje e quarta-feira, os trabalhadores não-docentes estarão numa greve parcial a partir das 14h e nos mesmos dias, às 15h, irão realizar concentrações em frente à sede do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva. Isto porque os trabalhadores entendem que a Escola Pública deve ser valorizada e estão a ocupar postos de trabalho que não são os seus.

A nota do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA), sindicato da CGTP, afirma estar em causa o facto de os trabalhadores estarem obrigados a dar as Actividades de Enriquecimento Curricular, algo que deveria ser feito por técnicos especializados. 

De acordo com a Portaria n.º 644-A/2015, as Actividades de Enriquecimento Curricular são atividades de caráter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico e servem para enriquecer os currículos e as aprendizagens. 

A portaria em questão traduz a necessidade de, embora as Actividades de Enriquecimento Curricular não sejam obrigatória, existirem profissionais qualificados para as dar, mas no agrupamento de escolas Alfredo da Silva tal não se verifica. 

Esta situação não só afecta os estudantes mas também provoca grande desgaste aos trabalhadores. Na inexistência deste técnicos especializados para o efeito, as crianças não têm as actividades e ficam ao Cuidado das Assistentes Operacionais. 

O Sindicato reitera que cabe ao Agrupamento, Ministério da Educação e Câmara Municipal  de Sintra encontrarem soluções para que exista uma Escola de Qualidade e para que as crianças deste Agrupamento tenham verdadeiras Atividades de Enriquecimento Curricular e não um simulacro. 

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