Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|contração colectiva

Trabalhadores da Bimbo Donuts vencem braço-de-ferro

Os trabalhadores da Bimbo Donuts Portugal, sediada em Mem-Martins, Sintra, conseguiram forçar a direcção ibérica do grupo a intervir no conflito, que lhes deu razão quanto ao pagamento dos feriados.

Fábrica da marca donuts já teve várias denominações, tendo passado pela Panrico até ao grupo Bimbo
Fábrica da marca donuts já teve várias denominações, tendo passado pela Panrico até ao grupo BimboCréditosNeil T / CC BY-SA 2.0

O braço-de-ferro entre trabalhadores e administração durava há mais de cinco anos, período marcado por vários protestos e fortes greves contra a intransigência da administração em diversas matérias.

Uma das principais questões era o pagamento do trabalho ao feriado que a administração impôs que deixasse de ser pago a 200%, passando a ser remunerado apenas a 50%, à revelia do contrato colectivo de trabalho  para o sector da pastelaria, assinado entre o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (Sintab/CGTP-IN) e a associação patronal.

Em comunicado, a CGTP-IN afirma que os «trabalhadores fizeram tudo o que estava ao seu alcance para conseguir alcançar os seus objectivos» e conseguiram forçar «a direcção ibérica a intervir no conflito», dando-lhes razão, estando já a empresa a cumprir com o contrato colectivo.

«Foram cinco duros e longos anos de luta, em que estes bravos trabalhadores sofreram na pele as adversidades de fazer frente à administração empresa. No entanto, nunca se deixaram demover pelas manobras de diversão que tinham como único fim demover e dispersar», lê-se no comunicado.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)  já tinha dado razão ao Sintab em 2016, tendo determinado que a administração, à altura sobre a alçada da Panrico, tinha que pagar as diferenças existentes relativamente ao trabalho nos feriados.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui