|Indústria alimentar

Trabalhadores da APAPOL cumprem greve

Os trabalhadores da APAPOL – Aliança Panificadora de Algés, Paço de Arcos e Oeiras vão estar em greve este sábado, por aumentos salariais e o cumprimento da contratação colectiva e das categorias profissionais.

O pré-aviso de greve foi entregue pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (Sintab/CGTP-IN).

Além da greve, está marcada também para a manhã de sábado uma concentração de protesto em frente à porta da sede da APAPOL, junto ao Mercado de Algés. Os trabalhadores exigem aumentos salariais dignos, o cumprimento da contratação colectiva e a negociação e aplicação de categorias profissionais na empresa.

Rui Matias, dirigente do Sintab, afirmou ao AbrilAbril que esta empresa, dedicada ao fabrico de pão e bolos, com dezenas de lojas em Oeiras, continua «intransigente» perante os trabalhadores, que exigem o respeito pelo direito a dois dias de descanso, conforme acontece «nas outras empresas panificadoras, como é o caso da Panisol».

O dirigente sindical frisou ainda que a administração da APAPOL não respeita as categorias profissionais, havendo trabalhadores com mais de dez e 20 anos de casa a receber apenas o salário mínimo nacional.

Tópico