|Instituto Politécnico do Porto

Só «a unidade e a firmeza» dos trabalhadores garantiram a vitória

Os 19 trabalhadores das cantinas e bares foram reintegrados, pela segunda vez, nos seus postos e locais de trabalho pelo Instituto Politécnico do Porto, mas a luta não fica por aqui, avisam.

Trabalhadores das cantinas e bares do Instituto Politécnico do Porto em luta pelos seus salários e postos de trabalho.
Créditos / Sindicato de Hotelaria do Norte

A decisão dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico do Porto (SAS/IPP)» vem tarde, mas «representa uma grande vitória para os trabalhadores e para o seu sindicato de classe que os apoiou desde o início na sua justa luta», afirma, em comunicado enviado ao AbrilAbril, o Sindicato de Hotelaria do Norte (SHN/CGTP-IN). Já lá vão 11 meses  «desde que a anterior concessionária, Statusvoga, não pagou o subsídio de Natal em Dezembro de 2020».

No entanto, e «inexplicavelmente», os SAS/IPP continuam a recusar o pagamento dos salários de Abril, Maio e parte do mês de Junho. O caso foi levado a tribunal pelos trabalhadores, que estão inteiramente confiantes na justeza das suas reinvindicações.

A luta destes 19 trabalhadores começou pela exigência do pagamento dos salários em atraso de Dezembro de 2020, e Janeiro, Fevereiro e Março de 2021, assim como pelo pagamento do subsídio de Natal. Este valor acabou por ser pago, na totalidade, pela Statusvoga.

A partir do dia 1 de Abril deste ano, lutaram pela reintegração nos SAS/IPP e pelo pagamento dos salários de Abril, Maio e Junho, tendo acabado por suspender os contratos e iniciado um novo processo de luta junto da Segurança Social «para que esta entidade deferisse o respectivo apoio». Cinco meses depois, alcançaram nova vitória.

É a segunda vez que estes trabalhadores são chamados a assumir as suas funções. A concessionária que a antecedeu desistiu da concessão depois de ver as condições em que se encontrava a infra-estrutura do IPP, deixando milhares de alunos desta instituição sem acesso aos bares e cantinas.

Tópico