Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Media Capital

Sindicatos unem-se contra a «falta de clareza» do grupo Media Capital

A reestruturação em curso no grupo Media Capital, um dos principais conglomerados na área da informação em Portugal (TVI), deixou centenas de trabalhadores incertos sobre o seu futuro.

Foto de arquivo.
Foto de arquivo. CréditosAntónio Cotrim / Agência LUSA

Foi a falta de clareza sobre «o que vai ser levado a cabo e as parcas ou nenhumas informações fornecidas aos trabalhadores», que levou o Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT/CGTP-IN), o Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE/CGTP-IN) e o Sindicato dos Jornalistas a concentrar esforços, numa resposta a uma só voz, aos problemas dos trabalhadores do grupo Media Capital.

Em particular, os sindicatos destacam a situação vivida na TVI, na Plural e EMAV, onde vários trabalhadores foram informados, em Março, da sua transferência, por decisão unilateral, para outras empresas do grupo. Esta prática é ilegal, já que o trabalhador tem sempre o direito a recusar esta transferência.

No sentido de esclarecer os trabalhadores do grupo, assim como recolher mais informações sobre o actual estado da empresa, os sindicatos decidiram avançar, no imediato, com um pedido de reunião à Comissão de Trabalhadores da TVI, «para avaliar a situação laboral interna».

Há vários anos que a administração do grupo Media Capital procura vender parte, ou a totalidade, do conglomerado: à Altice, em 2018, ao grupo Cofina, em 2021, e, mais recentemente, a bem sucedida venda de cinco rádios (entre elas, a Rádio Comercial) à alemã Bauer Media.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui