Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Legislativas 2024

Navigator: A «indústria moderna» da IL sustenta-se com a pobreza dos trabalhadores

A Iniciativa Liberal visitou a Navigator (só os patrões, os trabalhadores tinham mais que fazer) e achou que «são exemplos destes que precisamos de multiplicar». Empresa lucrou centenas de milhões e aplica aumentos de 0,9%.

O presidente do Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, participa numa arruada em Lisboa com o cabeça de lista pelo círculo de Lisboa, Bernardo Blanco, o liberal que prefere Javier Milei 
O presidente do Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, participa numa arruada em Lisboa com o cabeça de lista pelo círculo de Lisboa, Bernardo Blanco, o liberal que prefere Javier Milei CréditosMiguel A. Lopes / Agência Lusa

Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal (IL), o que veio fazer aqui à Navigator? perguntam os jornalistas, com quem falou, com quem se reuniu? Rui Rocha responde: «com a gestão da Navigator». Diga-se o que se quiser dos novos partidos, uma coisa que não lhes falta (como Rui Tavares comprovou horas depois afirmando a sua disponibilidade para dialogar com o PSD, CDS-PP e IL sobre uma revisão constitucional) é a honestidade. Sabemos (quase) sempre ao que vêm.

«Tivemos oportunidade», após a amena conversa com os patrões sobre as suas «visões» empresariais, «de fazer uma visita às instalações e tivemos oportunidade de comprovar que se trata de uma indústria moderna, uma indústria com elevados níveis de automação, com preocupação crescente de aumentar o valor acrescentado e, portanto, de trazer riqueza para Portugal», reforçou Rui Rocha.

«São exemplos destes que precisamos de multiplicar», afirmou, referindo-se à Navigator, uma empresa que em 2023 acumulou 275 milhões de euros em lucros. Fez bem, Rui Rocha, em falar exclusivamente com o patronato para falar sobre riqueza, porque para os trabalhadores, nem vê-la.

«Os resultados dos anos de 2022 e 2023 ascenderam a mais de 660 milhões de euros. Estes lucros contrastam com os aumentos salariais. No mesmo período houve uma actualização das tabelas salariais em apenas 0,9 por cento, com um mínimo de 15 euros», afirma, em comunicado, a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal/CGTP), na véspera da visita da Iniciativa Liberal.

«A Navigator bem pode apregoar que, para o ano de 2024, aumentou os salários. Na verdade, o que fez foi apenas uma progressão automática, sem nenhuma actualização das tabelas salariais». Para 2025, a empresa já decidiu unilateralmente aplicar aumentos de 2%, com mínimo de 25 euros, enquanto diminui o valor do prémio anual, nas tabelas de assiduidade e no prémio de produtividade; diminui o valor das progressões na carreira e retira benefícios aos trabalhadores no seguro de saúde dos cônjuges.

É mesmo disto que «precisamos de multiplicar por todo o país», devem estar, em casa, os trabalhadores da Navigator a pensar. Pensam porque Rui Rocha se esquivou, quando pôde, à oportunidade de com eles contactar.

No que toca à IL, a solução é clara: o País tem de ser capaz de diminuir impostos, simplificar processos e pôr a justiça administrativa a funcionar». Quando perguntam à IL como é que pensam pôr o país a crescer muito mais, como fazemos para alcançar salários muito mais altos do que o que temos hoje, a resposta é simples: «eliminar os custos de contexto».

Por enquanto, na Navigator, 660 milhões de lucros em dois anos ainda não foram contexto suficiente para aplicar salários dignos. Fiquemos então, como sugere a IL, à espera de melhores dias para o nosso patronato...

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui