|horário

Mantém-se o diálogo entre a Comissão Sindical e a administração da Autoeuropa

Esta quinta-feira teve lugar a segunda reunião entre a Comissão Sindical da Autoeuropa e a direcção do SITE-Sul e representantes da administração da Volkswagen Autoeuropa. Foi reafirmada a posição dos trabalhadores quanto aos horários e propostos novos investimentos, nomeadamente para ampliação das instalações.

CréditosMário Cruz / Agência LUSA

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul) distribuiu um comunicado aos trabalhadores da Autoeuropa onde dá conta do que foi abordado na segunda reunião com representantes da administração da empresa sobre a organização dos horários de trabalho.

Continuando a reafirmar a posição dos trabalhadores, de rejeição do agravamento do horário que os obrigaria a laborar entre segunda-feira e sábado, com três turnos diários, também sublinharam «que não tem qualquer fundamento agitar a ameaça catastrofista de deslocalização da produção».

Lembrando as declarações do CEO da Volkswagen, no dia 13 de Setembro, que afasta a hipótese de transferir para outro local a produção do T-Roc, o sindicato refere que estas vêm «desmentir todos aqueles que utilizaram e continuam a utilizar, de forma irresponsável, o cenário da deslocalização para pressionarem os trabalhadores». Acrescenta que a administração deu conta de «investimentos previstos nas carroçarias e pintura».

Para além de continuar a confrontar a administração para que estabeleça uma organização da produção «que não impeça a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, que trave o crescimento de doenças profissionais e o aumento do absentismo», a Comissão Sindical reivindicou a necessidade de projectar novos investimentos, «designadamente na ampliação das instalações, de forma a harmonizar a produção com uma gestão do tempo de trabalho que garanta boas condições laborais e a qualidade de vida a que os trabalhadores têm direito».

Foi assumido por parte da administração o compromisso de realizar uma nova reunião ainda antes das eleições para a Comissão de Trabalhadores, que se realiza no dia 3 de Outubro.

Tópico