(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|insolvência

«Insolvência controlada» na Cervejaria Galiza garante postos de trabalho

Mais de três meses depois de a comissão de trabalhadores ter assumido a gestão do restaurante do Porto, o espaço vai entrar em processo de insolvência.

Trabalhadores da Cervejaria Galiza Créditos / Voz do Operário

O compromisso resultou de uma reunião que juntou, esta quarta-feira, o Sindicato de Hotelaria do Norte (CGTP-IN), os trabalhadores e os proprietários da Cervejaria Galiza na Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.

A possibilidade de insolvência já estava a ser desenhada há muito tempo e não deixa os trabalhadores «contentes», disse ao Público, Nuno Coelho, dirigente do sindicato. No entanto, e tendo em conta o contexto actual, parece ser o caminho «possível e mais adequado», afirmou.

Prevê-se agora a realização de uma assembleia de credores onde se fará um leilão de venda do estabelecimento. A empresa garante que as três dezenas de trabalhadores ficam incluídos no negócio que se venha a realizar.

Durante todo o processo, a cervejaria não deverá encerrar, a Segurança Social não tem de assegurar os subsídios de desemprego e fica com a garantia de que a dívida poderá ser paga, assim como os trabalhadores mantêm o seu ordenado.

Ao longo destes meses, além do trabalho habitual, os trabalhadores cumpriram tarefas como a compra de alimentos e gestão de contas e, no início do processo, chegaram mesmo a dormir no estabelecimento para garantir que o mesmo não seria encerrado.

A resistência dos trabalhadores da Galiza gerou no Porto e no País uma vaga de solidariedade, com visitas de várias personalidades.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui