|enfermeiros

Enfermeiros recolhem assinaturas pelo descongelamento da carreira

Através destas petições, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses exige «a justa contagem de pontos a todos os enfermeiros». A partir de Agosto também será possível subscrever as petições online, informa o sindicato.

A admissão dos enfermeiros necessários é uma das reivindicações do protesto
CréditosJOSÉ COELHO / LUSA

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP/CGTP-IN) anunciou em nota a recolha de assinaturas para exigir «a justa contagem de pontos a todos os enfermeiros», independentemente do vínculo, bem como a realização de «mudanças essenciais na carreira agora publicada».

Segundo o sindicato, são várias as instituições que, na contabilização dos pontos para efeitos de progressão, atribuem zero ou um ponto a estes profissionais, entre 2004 e 2014. O SEP defende a atribuição de 1,5 pontos durante aquele período.

No âmbito das petições para o descongelamento das progressões e da carreira de enfermagem realizar-se-ão bancas de recolha de assinaturas nos Hospitais da Universidade de Coimbra. A partir de Agosto também será possível subscrever as petições online, informa o sindicato.

Para minimizar os danos da aplicação desta carreira, o SEP interveio junto dos grupos parlamentares, solicitando que estes suscitassem a apreciação da carreira no Parlamento, sendo que apenas o PCP e o BE o fizeram. Em conferência de líderes, PSD, CDS e PS votaram contra, inviabilizando que a carreira pudesse ser apreciada no plenário.

O sindicato adianta também que, após recolher o número de assinaturas necessárias, a petição será remetida à Assembleia da República com o objectivo de devolver aos órgãos de decisão a responsabilidade de alterar esta legislação.

Tópico