Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|greve parcial

Enfermeiros do Hospital de Évora acolhem novo ano com greve

A greve parcial dos enfermeiros em Évora tem lugar entre as 10h30 e as 12h30 do dia 5 de Janeiro. Entre outras queixas, está a dívida de mais de 12 mil horas de folgas e feriados aos trabalhadores.

Créditos / radiocampanario.com

A situação dos enfermeiros no Hospital Espírito Santo de Évora (HESE) está num ponto de ruptura. Em comunicado enviado ao AbrilAbril, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP/CGTP-IN) denuncia o cansaço e a exaustão destes profissionais, que «somam entre 50 a 60 turnos extraordinários em cada escala».

São, em média, «30 dias de feriados e tolerância que está em dívida a cada enfermeiro, num total de mais de 12000 horas».

«2023 tem de ser o ano da solução» e, por isso mesmo, os enfermeiros do HESE decidiram dinamizar uma acção de greve parcial, entre as 10h30 e as 12h30, para exigir a contratação de mais enfermeiros e de outros profissionais de suporte aos cuidados de enfermagem; a organização do funcionamento do serviço em articulação com os restantes serviços do hospital e o «pagamento imediato das horas em dívida, nomeadamente através da calendarização do gozo dos feriados e tolerâncias».

Todos os enfermeiros do quadro, tarefeiros, contratados, avençados, parteiras e não sindicalizados em qualquer sindicato têm o direito a aderir a esta greve parcial.

Ou vai, ou racha. Os enfermeiros e o SEP anunciam, desde já, a sua «disponibilidade para intensificar as formas de luta caso não exista a adopção de medidas imediatas para as exigências» que motivam esta acção de luta.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui