|despedimento colectivo

Concentração contra despedimento na Global Media

O SITE Norte realiza uma acção ao início da tarde, junto ao Jornal de Notícias (Porto), contra o despedimento de 81 trabalhadores da Global Media, entre jornalistas e funcionários do sector gráfico. 

Créditos / Open House Porto

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte (SITE Norte/CGTP-IN) defende, através de comunicado, que a decisão anunciada em Outubro pela dona do Jornal de Notícias, O Jogo, TSF e Diário de Notícias, entre outros títulos, «é inaceitável e acarreta graves custos sociais e económicos para estes trabalhadores».

«A pandemia não pode justificar tudo», sublinha o sindicato, que aproveita para recordar o «contrato de publicidade institucional», de mais de um milhão de euros, obtido pela Global Media em 2020.

Os apoios estatais não se ficaram por aqui, registando-se o valor pago no âmbito do lay-off simplificado que a empresa aplicou a cerca de 530 trabalhadores. Ao mesmo tempo que, observa o SITE Norte, nos últimos anos o grupo conseguiu mais de 15 milhões de euros, através de investimentos de capital e de «perdões de dívida».

A venda dos edifícios históricos do Diário de Notícias, em Lisboa, e do Jornal de Notícias, no Porto, é outro dos aspectos denunciados pelo sindicato, que não aceita que sejam sempre os trabalhadores a pagar a factura.

Tópico