Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|CGTP-IN

Morreu Kalidás Barreto

O activo sindicalista, com uma vida dedicada aos trabalhadores e que participou no processo de fundação da CGTP-Intersindical Nacional, faleceu ontem em Castanheira de Pera, aos 88 anos.  

Kalidás Barreto foi dirigente do Sindicato dos Têxteis do Centro, da Federação dos Sindicatos Têxteis e dirigente nacional da CGTP-IN, para cujo Conselho Nacional e Comissão Executiva foi sucessivamente eleito entre 1977 e 1996.

Enquanto activo defensor da unidade dos trabalhadores e contra o divisionismo sindical, desempenhou um importante papel na realização do Congresso de Todos os Sindicatos (CGTP) realizado em Janeiro de 1977.

É autor de várias publicações, nomeadamente Subsídios para a História do Movimento Operário em Castanheira de Pera e A Organização Profissional dos Trabalhadores Têxteis de Leiria.

Após o 25 de Abril de 1974 integrou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Castanheira e foi também o primeiro presidente eleito da Assembleia Municipal deste município.

Militante do Partido Socialista, Kalidás Barreto foi eleito deputado à Assembleia Constituinte, em 1975. No 25 de Abril de 2004, o Presidente Jorge Sampaio concedeu-lhe a Ordem da Liberdade.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui