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|grande distribuição

Nova acusação de concertação de preços na grande distribuição

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou o Continente, Pingo Doce, Auchan e a Active Brands, fornecedor de bebidas das marcas Licor Beirão e Porto Velhotes, de concertarem preços entre 2008 e 2017.

CréditosMário Cruz / Agência Lusa

A acusação, emitida na terça-feira e divulgada ontem, «não determina o resultado final da investigação», explica a Concorrência em comunicado, embora adiante que concluiu existirem indícios de que as cadeias de supermercados «utilizaram o relacionamento comercial com o fornecedor Active Brands para alinharem os preços de venda ao público dos principais produtos deste último, em prejuízo dos consumidores».

À data da investigação, a Active Brands era fornecedora de vinhos e bebidas brancas, das marcas Licor Beirão e Porto Velhotes, entre outras, e os comportamentos alegadamente ilícitos terão durado «vários anos, tendo-se desenvolvido entre 2008 e 2017».

Na acusação é igualmente visado um director do fornecedor Active Brands e, segundo a AdC, «a confirmar-se, a conduta em causa é muito grave», pois trata-se de uma prática, denominada hub-and-spoke, através da qual as cadeias de distribuição recorrem a contactos bilaterais com o fornecedor para garantir, através deste, que todos praticam o mesmo preço de venda ao público no mercado retalhista.

«Esta é uma prática que prejudica os consumidores, privando-os da opção de escolha pelo preço dos produtos que compram na grande distribuição», lembra o regulador no comunicado, precisando que a acusação hoje divulgada integra o terceiro conjunto de casos deste tipo investigados em Portugal.

Em Junho passado, a AdC acusou da mesma prática três grupos da distribuição alimentar e um fornecedor de bolos e pães embalados e, um mês depois, emitiu uma nova acusação contra seis cadeias de supermercados e dois fornecedores de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas.

A AdC tem actualmente em curso mais de dez investigações no sector da grande distribuição de base alimentar, que representa «uma prioridade devido ao peso» que representa nos orçamentos das famílias.


Com agência Lusa

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