Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Ensino público

Estudantes debatem problemas nas escolas

Mais de duas dezenas de associações de estudantes fizeram o balanço do primeiro período, que ficou «marcado por um conjunto de dificuldades colocadas à democracia dentro das escolas».

CréditosNuno Veiga / Lusa

A reunião que juntou associações de estudantes, através da plataforma Zoom, vindos de vários pontos do país, resultou na elaboração de um documento onde se sublinha que, «embora todos os estudantes tenham direito a uma escola pública, gratuita, democrática e de qualidade», esse objectivo «não é, infelizmente, uma realidade», face aos problemas e aos obstáculos para a sua concretização.

Problemas como a falta de investimento na escola pública, a falta de professores, psicólogos e assistentes operacionais ou de «turmas sobrelotadas, onde as dinâmicas e o bom funcionamento dentro de uma sala de aula são postos em causa», para além das condições estruturais das escolas que afectam «o bem-estar e muitas vezes a segurança dos estudantes», foram referidos pelos estudantes como afectando o normal funcionamento das instituições de ensino.

Alertando para a situação de escolas com espaços exteriores degradados, pavilhões onde chove, salas sem aquecimento e balneários sem condições, o documento fala em «situações que transformam a escola num local onde é impossível aprender».

As associações de estudantes chamam também a atenção para os ataques constantes à democracia que os alunos enfrentam dentro dos seus estabelecimento de ensino, com direcções a impedirem a formação de associações, a censuram programas eleitorais e a dificultarem a realização de reuniões gerais de alunos.

Por fim, as associações de estudantes do ensino Básico e Secundário «comprometem-se a defender os interesses dos estudantes que representam, reivindicando a resolução dos problemas identificados nas suas escolas».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui