Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Energia

Dono da Zara entra na REN

O homem mais rico de Espanha tornou-se o segundo maior accionista da empresa que gere as principais redes de transporte de electricidade e gás natural no nosso país.

Amancio Ortega
Amancio OrtegaCréditos / Idealista

Foi através da holding familiar Pontegadea que o dono da Inditex (detentora de marcas como a Zara, Pull and Bear e Bershka), Amancio Ortega, adquiriu 12% do capital da Rede Eléctrica Nacional (REN) à Oman Oil. 

Segundo informação avançada à imprensa pela Pontegadea, esta detém «5% da Enagás (rede de distribuição de gás em Espanha), 5% da Red Eléctrica (a empresa que gere a rede alta tensão elétrica em Espanha) e 9,99% da Telxius, a filial especializada em infra-estruturas tecnológicas (torres de telecomunicações e cabos submarinos) da cotada espanhola Telefónica». 

A REN, uma das empresas estratégicas para o País que o governo do PSD e do CDS-PP e a troika incluíram na bolsa de privatizações, fechou o primeiro trimestre deste ano com lucros de 4,5 milhões de euros, representando um aumento de 4,4% face ao mesmo período de 2020. 

Entretanto, no mês de Junho, os trabalhadores acusaram a empresa de rejeitar aumentos salariais dignos, lembrando que, também em 2020, o valor dos dividendos distribuídos aos accionistas da REN (mais de 114 milhões de euros) foi 19 vezes superior ao total das despesas da empresa com os salários (cerca de seis milhões).

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui