A 1 de Outubro de 1970, quatro direcções dos sindicatos de Lisboa dos caixeiros, lanifícios, metalúrgicos e bancários convocaram a primeira reunião intersindical para o dia 11 seguinte, com uma ordem de trabalhos onde constava a análise sobre arbitragens, fundo de mão-de-obra, convenções colectivas, horário de trabalho, censura e liberdade de reunião.
Ao longo de cinquenta anos de acção e luta junto dos trabalhadores, nomeadamente nos locais de trabalho na rua, a CGTP-IN homenageia os que empenharam a sua vida na luta pela liberdade, pelo direito à dignidade no trabalho, pelos direitos laborais, pela justiça social, pela democracia, pela paz e pelo fim da exploração do homem pelo homem.
É esse o testemunho que estará presente na exposição comemorativa do 50.º aniversário da CGTP-IN, uma cronologia de algumas das principais acções levadas a cabo nestas cinco décadas complementa esta organização temática.
A mostra, que estará disponível na Praça Luís de Camões até 15 de Outubro, será inaugurada esta segunda-feira, às 18h, com a intervenção da secretária-geral, Isabel Camarinha.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui