No próximo 16 de Setembro, Lisboa será palco da primeira grande ação da campanha nacional de solidariedade com o povo palestiniano, lançada por várias organizações portuguesas. A concentração está marcada para as 18h no Largo de Camões e pretende dar início a uma série de iniciativas que irão decorrer até ao final de Novembro.
A campanha é promovida pela o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) e o Projecto Ruído – Associação Juvenil, e tem como objectivo expressar solidariedade com a causa palestiniana e denunciar os crimes de guerra de Israel em Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém.
Além de dar voz ao apelo por um cessar-fogo imediato e permanente, as organizações exigem ainda o fim do genocídio, o acesso irrestrito da ajuda humanitária, a condenação do genocídio por parte do Governo português e o reconhecimento incondicional do Estado da Palestina.
A par desta reivindicações, a campanha encetada reivindica ainda a retirada de Israel da Faixa de Gaza e de todos os territórios palestinianos ocupados em 1967, conforme as resoluções da ONU, a criação do Estado da Palestina com as fronteiras anteriores a junho de 1967 e capital em Jerusalém Oriental, e o cumprimento do direito ao retorno dos refugiados palestinianos, como determina o direito internacional
A concentração de dia 16 marca o arranque de uma campanha que culminará a 29 de Novembro, Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, com manifestações em Lisboa e no Porto. Até lá, as iniciativas procurarão sensibilizar a sociedade portuguesa e pressionar as autoridades nacionais e internacionais para o cumprimento das resoluções da ONU, incluindo a retirada de Israel dos territórios ocupados desde 1967.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui