|Presidente da República

Calendário eleitoral para 2019 definido

O Presidente da República já decidiu as datas que vão marcar o calendário eleitoral do próximo ano: as legislativas são a 6 de Outubro e as regionais da Madeira a 22 de Setembro.

CréditosNuno Veiga / Agência LUSA

As datas das eleições do próximo ano foram divulgadas esta manhã, numa nota publicada pela Presidência da República na sua página na internet. A estas soma-se a eleição para o Parlamento Europeu, cuja data já era conhecida: 26 de Maio.

Na definição dos dois actos eleitorais não terá pesado o risco de que a pré-campanha das legislativas se sobreponha à campanha eleitoral das regionais madeirenses, já que Marcelo agendou-os com apenas duas semanas de diferença.

Isto significa que o período oficial de campanha eleitoral das eleições para a Assembleia da República começa precisamente no dia seguinte ao escrutínio para a Assembleia Legislativa Regional da Madeira.

No entanto, as possibilidades de afastamento das duas eleições também não eram muitas. De acordo com a lei, as regionais da Madeira não se podem realizar antes de 22 de Setembro, enquanto as legislativas, para se realizarem mais tarde, só poderiam ser agendadas para 13 de Outubro.

Tópico