|Legislativas 2025

AD vence com maioria relativa

Com os círculos da emigração por apurar, o PS e o CH tem o mesmo número de mandatos. Por seu lado, a CDU obtém três mandatos, o BE e o PAN elegem um deputado, enquanto o JPP entra  pela primeira vez na Assembleia da República.

 

Uma eleitora vota numa escola de Lisboa, durante as eleições legislativas antecipadas para a Assembleia da República, a 18 de Maio de 2025 
CréditosAntónio Pedro Santos / LUSA

Nestas eleições legislativas antecipadas, a AD subiu e elegeu 89 deputados, enquanto o PS obteve 58 deputados, menos 18 do que há um ano. À direita, para além da subida do CH, a IL obteve nove deputados, mais um que em 2024.

À esquerda do PS, o Livre obteve mais dois deputados, a CDU perdeu um deputado e fixou-se nos três, enquanto o BE deixou de ter um grupo parlamentar, elegendo apenas um deputado, tal como o PAN.

O JPP da Madeira  entra pela primeira vez na Assembleia da República ao eleger um deputado pelo círculo eleitoral da Madeira.

O novo quadro institucional resultante destas eleições, face aos resultados de AD, Chega e IL, e independentemente das soluções governativas que se venham a verificar, coloca na ordem do dia o perigo da intensificação de uma agenda retrógrada e anti-social. Um perigo que não deve ser substimado, mas que deve ser encarado com clareza,  coragem e  sem tacticismos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui