|Património da Humanidade

Vila Viçosa entrega candidatura a património mundial

O dossier de candidatura de Vila Viçosa, no distrito de Évora, à lista do Património Mundial, já foi entregue na Comissão Nacional da UNESCO, anunciou o município alentejano.

CréditosNuno Veiga / Lusa

Trata-se da candidatura do bem «Vila Viçosa, vila ducal Renascentista» a Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O dossier é constituído por três volumes, entre eles a proposta de inscrição na lista do Património Mundial e o plano de gestão do património. O terceiro volume é relativo a estudos históricos.

«Não é possível pensar de uma forma equilibrada e sustentada o futuro de Vila Viçosa sem considerar o seu património, que é um dos seus maiores tesouros, dado que o grande valor desta vila encontra-se, inequivocamente, na sua história, arte, arquitectura e conjunto urbano, só para citar alguns exemplos mais significativos», pode ler-se na introdução à candidatura.

O processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial começou a ser preparado há vários anos pelo seu promotor, o municipio de Vila Viçosa.

Tópico