|Saúde

Setúbal homenageia profissionais de saúde e exige compromissos do Governo

O monumento junto ao Hospital de São Bernardo, uma cruz cinzenta com um coração vermelho no meio, é uma homenagem do Município sadino aos profissionais de saúde pelo empenho no combate à Covid-19.

Na cerimónia de inauguração do monumento, esta segunda-feira, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, frisou que esta homenagem «é mais do que merecida», evocando todos os que «sem excepção e mesmo com prejuízo das suas vidas pessoais», quer no Serviço Nacional de Saúde (SNS), quer no sector privado, «souberam criativamente encontrar soluções para o que ninguém imaginava poder acontecer».

Maria das Dores Meira aproveitou o momento para exigir ao Governo a valorização das carreiras, considerando «muito importante» que este cumpra «os compromissos que assumiu com as populações de Setúbal e concretize a norma que o PCP propôs e fez aprovar no Orçamento do Estado de 2021», a qual permitirá iniciar a ampliação do Hospital de São Bernardo.

Para a presidente da autarquia, o Governo deve garantir ainda o financiamento da construção dos novos centros de saúde da Bela Vista e do Bairro do Liceu, e reforçar o financiamento do novo Centro de Saúde de Azeitão, processo que já se encontra em curso graças à iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal.

Relativamente ao combate à pandemia de Covid-19, a autarca, que será a candidata da CDU à Câmara Municipal de Almada nas próximas eleições autárquicas, considera fundamental que se mantenha e reforce a articulação das autoridades de saúde com todas as outras entidades, principalmente com as autarquias e a Protecção Civil.

Tópico