|gentrificação

Setembro é mês de luta pelo direito à habitação

Um conjunto alargado de associações de Lisboa e do Porto convocaram esta segunda-feira uma manifestação a realizar nas duas cidades, em 22 de Setembro, contra a especulação imobiliária. 

Créditos / Pixabay

A APPA – Associação do Património e População de Alfama está entre as organizações que vão sair à rua no próximo dia 22 sob o lema «Pelas nossas casas, pelas nossas vidas, Lutamos!». 

Na base do protesto, organizado também pela Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL), entre outras entidades, está a defesa do direito à habitação e a necessidade de acabar com a descaracterização dos núcleos históricos, responsável pelo desalojamento diário de moradores que faziam parte da tipicidade das cidades. 

No convite, os promotores da iniciativa realçam o agravamento destes problemas com o processo de «especulação generalizada e com a privatização e perda de espaços públicos e socioculturais», criticando ainda as políticas actuais pelo facto de «não resolverem o problema» da habitação».

Para além das manifestações de Lisboa e Porto, estão previstas várias actividades durante o mês de Setembro com «o objectivo de discutir, denunciar, questionar e desafiar o modelo de desenvolvimento capitalista, que transforma a cidade num gigantesco negócio, subordinando-a às leis de mercado e excluindo os seus habitantes».

Tópico