Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Promovido por várias estruturas

Protesto contra a falta de profissionais no Centro Hospitalar Barreiro Montijo

Está convocada para o dia 4 de Março uma marcha contra a falta de profissionais de saúde no Centro Hospitalar Barreiro Montijo e em defesa do Serviço Nacional de Saúde.

Uma das principais reivindicações apontadas para a defesa do Serviço Nacional de Saúde é a contratação de mais profissionais
Uma das principais reivindicações apontadas para a defesa do Serviço Nacional de Saúde é a contratação de mais profissionaisCréditosManuel Almeida / Agência Lusa

A marcha será da Baixa da Banheira até ao Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, onde decorrerá uma concentração. Esta acção foi convocada por várias comissões de utentes, organizações sindicais, autarquias locais e organizações e associações populares.

Os organizadores do protesto informam que faltam 55 médicos, 65 enfermeiros, 40 assistentes operacionais e 11 técnicos de diagnóstico no Centro Hospitalar Barreiro Montijo. Acrescentam que esta situação trouxe elevados tempos de espera nas urgências e a perda de valências e sublinham que as contratações feitas recentemente não resolvem as necessidades do centro hospitalar.

Os manifestantes também informam que nos quatro concelhos servidos pelo centro hospitalar – Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete – estima-se que 76 mil pessoas não tenham médico ou enfermeiros de família, «sendo empurradas para as urgências hospitalares». Denunciam ainda que a falta de cuidados primários e de proximidade agrava esta situação.

Neste contexto, a marcha é convocada pelas várias estruturas com o objectivo da defesa do Serviço Nacional de Saúde e da contratação de mais profissionais de saúde. Apontam ainda como exigência a reposição dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) nos centros de saúde e alargamento do seu horário de funcionamento, a redução dos tempos de espera nas urgências, nas consultas externas e nas cirurgias, e o fim das taxas moderadoras.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui