Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Ministério da Saúde

População de Sobral de Monte Agraço «penalizada» por acção do Governo PS

Até Setembro, a urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo encerra de sexta a domingo, sem excepções. Uma decisão do Ministério da Saúde «que agrava a prestação de cuidados de saúde» primários para este concelho.

Acção contra o encerramento das urgências do Hospital Beatriz Ângelo, promovida pelas comissões de utentes de saúde do concelho de Loures, junto à entrada do hospital. 2 de Março de 2023 
Acção contra o encerramento das urgências do Hospital Beatriz Ângelo, promovida pelas comissões de utentes de saúde do concelho de Loures, junto à entrada do hospital. 2 de Março de 2023 CréditosManuel de Almeida / Agência Lusa

E de dois, se fizeram três. Sem aviso, as 278 mil pessoas acompanhadas no Hospital Beatriz Ângelo (HBA) foram confrontadas com a decisão do Ministério da Saúde de encerrar, até Setembro de 2023, a urgência pediátrica todas as sextas-feiras, para além da já anunciada medida de encerramento aos fins-de-semana.

«Nem os Bombeiros, nem as Autarquias, e consequentemente as populações, foram informados atempadamente desta decisão, que agrava a prestação de cuidados de saúde pediátricos» em Sobral de Monte Agraço, Loures, Odivelas e Mafra. A urgência pediátrica do HBA passa a funcionar apenas de segunda-feira a quinta, entre as 09h e as 21h.

Esta estratégia «contraria o compromisso estabelecido pelo ministro da Saúde de reavaliar com as autarquias locais o encerramento das urgências pediátricas ao fim de semana e à noite», refere o comunicado da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço (CMSMA). «A falta de informação e redução do horário de funcionamento voltam a penalizar» a população.

O município exige, do Governo PS, a resolução do problema criado pelo Ministério da Saúde, minimizando o impacto do encerramento da urgência pediátrica do HBA, «tendo sempre como horizonte a plenitude dos serviços de urgência pediátrica por se tratar de um hospital recente e com condições técnicas e equipamentos de referência».

O Hospital Beatriz Ângelo serve as populações residentes nos concelhos de Loures (freguesias de Loures, Camarate, Bucelas, Unhos, Apelação, Santo António dos Cavaleiros, Santo Antão do Tojal, São Julião do Tojal, Fanhões, Lousa e Frielas), Mafra (freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), Odivelas e Sobral de Monte Agraço. São 278 mil habitantes.

Em Junho, os municípios de Loures, Odivelas, Mafra e Sobral de Monte Agraço criaram, através de um memorando de entendimento, uma Comissão Intermunicipal de Acompanhamento ao hospital, para reivindicar melhores condições de atendimento na instituição.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui