Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

População de Sines exige abertura do novo Centro de Saúde

Fartos de promessas relativamente ao novo Centro de Saúde de Sines, os utentes da Saúde do Litoral Alentejano exigem ao Governo a imediata abertura do equipamento.

Localizado junto à antiga estação da CP, em Sines, o novo Centro de Saúde de Sines demora a abrir portas
Localizado junto à antiga estação da CP, em Sines, o novo Centro de Saúde de Sines demora a abrir portasCréditos / Antena Miróbriga

Através de comunicado, a Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano lembra que a conclusão das obras estava prevista para Dezembro de 2015 mas que, no último mês de Abril, durante uma reunião com o ministro do Ambiente, este comunicou o adiamento para o final de 2016.

Os utentes consideram «inadmissível» a prorrogação aliada à falta de informação sobre a abertura do novo equipamento, especialmente pelo facto de o actual não apresentar condições, tanto para os utentes como para os profissionais de saúde.

Dinis Silva, representante da Coordenadora das Comissões de utentes, revela que o edifício onde funciona actualmente o Centro de Saúde de Sines foi aberto há trinta anos com carácter provisório. Explica que serve cerca de 14.700 utentes e que, além do espaço exíguo, «quando chove muito há cheias que obrigam depois a encerrar o centro para limpeza». 

Acrescenta ainda que o novo espaço está praticamente concluído e deveu-se à «luta da população durante longos anos». A espera prolongada leva, no entanto, Dinis Silva a fazer uma analogia com as «obras de Santa Engrácia», realçando que «quem sofre são os utentes». De acordo com informação prestada pela coordenadora, o número de utentes sem médico de família continua a aumentar, situando-se em cerca de 5500. 

Para amanhã está agendada uma reunião da coordenadora com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano. Dinis Silva afirma que vão pedir explicações relativamente à demora na abertura do novo equipamento e que depois deste encontro decidirão sobre eventuais medidas a tomar.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui