O movimento levou o tema da instalação do zipline/tirolesa à sessão da Assembleia Municipal da Nazaré (AMN), realizada na semana passada, através de uma intervenção de alerta e de questionamento que, regista num comunicado, «não obteve quaisquer reacções ou respostas por parte dos elementos da AMN ou do Executivo».
A estranheza agrava-se pelo facto de não haver reacção do Município à publicidade realizada pela entidade designada «Voa Nazaré» através do Facebook, que desde o dia 23 de Janeiro «quer fazer crer que a instalação do Zipline é um dado adquirido e irá ser uma realidade».
Entretanto, lê-se no comunicado, «a dita "Voa Nazaré" tem vindo a investir em publicidade enganosa, contratada a uma empresa especializada em criar influência junto dos receptores, apresentando pseudo-sondagens que são elas próprias uma comédia» mas que, sublinha, «nada referem sobre os impactos na paisagem natural, sobre o ruído acústico e visual, sobre a segurança de pessoas e bens», apesar de indicar o eventual percurso.
O movimento acrescenta que «até já sabe onde iriam chegar os seus utilizadores, sobrevoando a praia, a marginal, a antiga lota e aterrar em cima do parque infantil, ali existente, em terrenos públicos, ao lado da Estátua à Mãe Nazarena».
Entre as interrogações deixadas pela população está a promoção realizada por uma entidade privada «à conta do espaço público» e que garantias terá recebido esta empresa por parte da Câmara Municipal da Nazaré relativamente à aprovação da proposta, tendo em conta o «elevado investimento em marketing».
«Onde estão os pareceres favoráveis e os licenciamentos das entidades competentes? Porque demora tanto a decidir-se da aceitação ou não a concurso da concorrente?», são várias as perguntas mas, critica o movimento, «nenhumas respostas oficiais».
O Movimento Cívico pela Defesa do Promontório da Nazaré, que já levou o protesto contra o zipline ao Parlamento Europeu, assume que continuará a lutar pela eliminação definitiva desta «ideia disparatada», «só concebível [...] pelo desconhecimento do interesse científico do local».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui