Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

30 dias de luta

Metro de Lisboa: Utentes lançam nova campanha contra degradação do serviço

A Comissão de Utentes dos Transportes de Lisboa lança nova campanha de agitação e luta, já a partir da próxima segunda-feira, com o lema «Ano Novo, os problemas do costume: 30 carruagens paradas, 30 dias de luta».

Uma das consequências das perturbações na circulação do Metro de Lisboa é o aumento dos intervalos entre os comboios, cada vez mais frequente
Uma das consequências das perturbações na circulação do Metro de Lisboa é o aumento dos intervalos entre os comboios, cada vez mais frequenteCréditos

Num comunicado enviado às redacções, a comissão de utentes recorda que «a situação dos transportes públicos na cidade de Lisboa tem conhecido um profundo agravamento nos últimos anos (nomeadamente, por consequência do brutal desinvestimento levado a cabo pelo último governo PSD-CDS)».

Um cenário, acrescentam, «que afecta não só aqueles que vivem em Lisboa, mas também aqueles que chegam à cidade através dos vários meios de transporte e que somam o drama do Metro aos problemas que já enfrentam».

No texto, os utentes denunciam as promessas feitas designadamente pelo primeiro-ministro, que prometeu um investimento de 30 milhões no Metro em 2017, a par das propostas de alargamento da rede do metropolitano e os anúncios de que as linhas Azul e Amarela do Metropolitano de Lisboa serão reforçadas com mais um comboio à hora de ponta. 

«Agora até se coloca a hipótese de aumentar a velocidade de circulação do Metro para 60 quilómetros por hora quando "seja necessário" – no entanto, o Orçamento do Estado para 2018 não trouxe boas notícias para o Metro e os seus utentes, uma vez que apesar de se reconhecerem os vários problemas que o Metro enfrenta, apenas se prevê um investimento de 1,3 milhões para remodelação e reparação da frota», acrescentam. 

Em 2018, alertam, «ainda estão por concretizar as promessas de 2016 e 2017 e a degradação do serviço agrava-se dia após dia». Entre os exemplos, a comissão de utentes refere que estão por fazer obras nas várias estações «que estão imensamente degradadas e não garantem as condições mínimas de acessibilidade» e, «dos 30 maquinistas prometidos há mais de um ano, apenas dez já se encontram ao serviço; não foram contratados os trabalhadores em falta; e estão hoje 30 carruagens paradas por falta de peças».

Realçam como «única novidade» o «aumento brutal dos preços dos títulos e passes, que sofreram o maior aumento dos últimos cinco anos, aumentando 2% num claro desfasamento com os rendimentos dos trabalhadores e reformados».

«Se há um ano atrás a situação do Metro já era grave, com 20 carruagens paradas por avaria ou falta de peças, agora é caótica, com mais de 30 carruagens inoperacionais, sobretudo se considerarmos que o Metro perdeu nos últimos anos, mais de 300 trabalhadores», concluem.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui