Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Seixal

Mais 37 famílias do bairro da Jamaica realojadas esta semana

Fica assim concluída mais uma etapa do processo iniciado pela Câmara do Seixal, em finais de 2018, no bairro de Vale de Chícharos, mais conhecido por bairro da Jamaica, com o realojamento de 119 pessoas. 

Residentes do Bairro da Jamaica, Seixal, 23 de Janeiro de 2019. O Ministério Público abriu um inquérito aos incidentes no bairro da Jamaica e a PSP abriu um inquérito para “averiguação interna” sobre a “intervenção policial e todas as circunstâncias que a rodearam”.
CréditosMário Cruz / Agência Lusa

Entre hoje e a próxima sexta-feira, 37 famílias vão ter nova casa. Entretanto, o Município do Seixal, no distrito de Setúbal, afirma que vai continuar a trabalhar, em conjunto com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e o Ministério da Habitação, para proceder ao realojamento, «o mais rápido possível», das 96 famílias de Vale de Chícharos que faltam realojar.

Na altura em que a autarquia procedeu ao levantamento das pessoas que viviam em Vale de Chícharos, em Novembro de 2017, foram recenseadas 234 famílias, cerca de 750 pessoas, que ficaram devidamente assinaladas, e com direito a serem incluídas no processo de realojamento de acordo com o protocolo estabelecido entre a autarquia e o IHRU. 

«O modelo de realojamento adoptado foi o de aquisição e reabilitação de habitações dispersas pelo município com vista a uma integração plena dos moradores de Vale de Chícharos na comunidade seixalense», recorda a Câmara do Seixal num comunicado.

Atendendo à dimensão e complexidade deste processo, «tendo em conta o elevado número de famílias e a necessidade de uma rápida demolição dos edifícios», ficou definido que este procedimento seria realizado de forma faseada. Neste momento, o Município prevê que o processo esteja concluído até ao final deste ano, «procedendo, após cada fase de realojamento, à demolição das construções onde viviam as famílias realojadas e à limpeza integral do terreno».

O financiamento para este realojamento resulta de verbas provenientes de uma candidatura da Câmara Municipal do Seixal ao Plano de Recuperação e Resiliência. 

Propriedade de uma entidade privada, os imóveis de Vale de Chícharos foram vendidos no ano 2000, no âmbito do processo de liquidação da massa insolvente da anterior empresa construtora. Desde então, a Câmara encetou o trabalho de encontrar alternativas para estes moradores junto da Administração Central e do proprietário, que não se mostrou disponível. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui