«Ao longo de cinco espaços expositivos, integrados na casa do oleiro, oficina e forno, estará patente uma exposição sobre a história da olaria, onde o visitante poderá conhecer a forma tradicional de preparar e modelar o barro e os últimos oleiros da localidade», anuncia, em comunicado, a Câmara Municipal de Grândola.
Foi inaugurado esta quarta-feira o Armazém 56 - Arte Sx, na antiga fábrica corticeira Mundet, no Seixal. O projecto irá albergar projectos de artistas e associações culturais do concelho. Projectado pela Câmara do Seixal no âmbito da requalificação da fábrica corticeira Mundet, o novo espaço está apto a acolher várias artes, designadamente olaria, modelação, azulejaria, tecelagem, serigrafia e pintura, carpintaria e serralharia ou street art. A autarquia acrescenta num comunicado que será possível realizar também «cursos de formação e workshops diversos». O objectivo deste investimento, sublinha, «é apoiar o trabalho e estimular a criatividade dos artistas do concelho», promovendo «iniciativas de carácter inovador que diversifiquem a oferta cultural» e desse modo formar novos públicos, «despertar interesses e aperfeiçoar técnicas e conhecimentos, promover sinergias entre os vários artistas e divulgar o trabalho realizado pelos artistas locais». Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.Local|
Seixal tem um novo espaço dedicado às artes
Contribui para uma boa ideia
A musealização da Olaria de Melides, um último testemunho da actividade oleira na região, pretende «documentar, proteger e divulgar os testemunhos materiais e imateriais da actividade que se desenvolveu em Melides, pelo menos desde o século XVII».
Aliado à contemporaneidade, o município pretende, com este projecto, manter viva a tradição oleira do concelho.
Foram construídas na envolvente da Olaria duas oficinas de cerâmica com quatro rodas de oleiro, onde três ceramistas vão estar em permanência a modelar peças com liberdade criativa para novas abordagens artísticas e designs inovadores.
Este novo núcleo integra o Museu Municipal Polinucleado, um projecto museológico de abrangência concelhia que está a ser criado pela Câmara Municipal de Grândola para salvaguardar as «realidades patrimoniais valorizadoras da identidade dos grandolenses».
Estão já abertos ao público o Núcleo Museológico de São Pedro (História e Arqueologia) e a Casa Mostra de Produtos Endógenos - Adega António Inácio da Cruz. Ainda em desenvolvimento, está o Núcleo Museológico de Etnografia - Casa Frayões Metellos e o Núcleo da Liberdade – Antigos Paços do Concelho.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui