Freguesia de Torres Novas recusa ficar sem farmácia

«O problema torna-se bastante grave para as pessoas mais idosas (que são a maioria, como em muitas das nossas aldeias) que não dispõem de transporte próprio e os transportes públicos não satisfazem em tempo útil as necessidades da população», defende a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo num comunicado.

A localidade é uma das três da União de Freguesias de Brogueira, Parceiros de Igreja e Alcorochel, no concelho de Torres Novas (Santarém), com cerca de três mil habitantes. Mas, frisa a comissão de utentes, fica no limite ocidental do concelho, afastada da cidade, não havendo farmácias nas localidades mais próximas.   

O proprietário da Farmácia Inácio, em Alcorochel, que «veio substituir um posto de medicamentos dependente da Farmácia Higiene, de Torres Novas, em 1981», solicitou ao Infarmed a transferência da farmácia para a sede de concelho. O pedido deixou os utentes alarmados.

No caso de a tutela autorizar a deslocação desta farmácia para a cidade, «como irão as pessoas ter acesso aos medicamentos (que agora podem comprar imediatamente após a consulta sem se deslocar)» se a farmácia mais próxima se encontra a dez quilómetros da freguesia de Alcorochel, «e ainda mais longe quando se trata das outras localidades que pertencem à União de Freguesias, nomeadamente a Charneca de Alcorochel, onde existe um lar de idosos», indagam os utentes.

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo revela que a eventual transferência coloca em risco as pessoas mais idosas que não dispõem de transporte próprio, com a agravante de os transportes públicos não satisfazerem em tempo útil as necessidades da população.

«Consideramos absolutamente desapropriado e inconveniente que a farmácia seja transferida tendo em conta que vai precisamente contra a política de proximidade», denunciam os utentes.