|Setúbal

A Figueirinha é a melhor praia acessível de 2021

O galardão é atribuído anualmente pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, distinguindo a qualidade das condições de acessibilidade das praias e do apoio às pessoas com mobilidade condicionada.

Praia da Figueirinha, em Setúbal 
Praia da Figueirinha, em Setúbal Créditos / tripadvisor

«A atribuição deste prémio, pelo segundo ano consecutivo, evidencia o investimento qualificador, sem precedentes, impulsionado pela Câmara Municipal de Setúbal (CMS) em 2020», tanto na praia da Figueirinha como na de Albarquel, «para as tornar mais acessíveis e conferir-lhes valor turístico acrescido», assinala em comunicado a CMS.

É o segundo ano consecutivo que o primeiro prémio da «Praia + Acessível» distingue uma zona balnear do concelho de Setúbal. Em 2020, a Praia de Albarquel foi igualmente distinguida por decisão unânime do júri.

As beneficiações incluíram a «criação de novas acessibilidades e zonas de estadia nos areais, pérgulas acessíveis com área de sombra e de descanso», particularmente direcionadas para pessoas com mobilidade reduzida, assim como «edifícios de apoio e painéis informativos inclusivo, chuveiros, bebedouros com diferentes alturas e bancos de apoio».

O prémio «Praia + Acessível», dinamizado no âmbito do programa nacional «Praia Mais Acessível – Praia para Todos», é atríbuido anualmente pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e conta com a parceria da Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal.

A iniciativa tem por objectivo «distinguir zonas balneares que, tendo sido galardoadas com a bandeira Praia Acessível durante a época balnear, evidenciem as melhores condições de acessibilidade».

Tópico